https://miguelinasbakery.com/

https://thehotelhome.com/

slot qris

https://oakgroveislandpoa.com/

slot bonus new member

https://circletapdavenport.com/

https://www.parkvilleplaceapts.com/

depo 25 bonus 25

https://elegantnailspava.com/

https://oceanicnailsspa.com/

Casa Itatiba

Arquitetura | Interiores

Status | Construído

Ano | 2018

Local | Itatiba, SP

Área do Terreno | 877,50 m²

Área do Projeto | 285 m²

Arquitetura e Interiores | 24 7 Arquitetura

Arquitetos | Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca

Arquitetos Coordenadores | Nicolas Meireles e Christian D’Abruzzo

Co-arquitetos de Criação | Nicolas Meireles e Juliana Leanza

Co-arquitetos de Interiores | Nicolas Meireles e Christian D’Abruzzo

Projeto de Arquitetura | Nicolas Meireles e Aline Borba

Estrutura | AM Arquitetura de Estruturas

Elétrica e Hidráulica | Solar Engenharia

Paisagismo | Leticia Fortuna Paisagismo

Administração e Gerenciamento de Obra | Coletivo Obras

Fotos | Adriano Pacelli

Boas referências e um gosto peculiar pela brutalidade dos materiais naturais nos aproximaram dos clientes que conduziam o desejo de pela primeira vez estabelecer raízes em uma cidade que não fosse praiana.

A ideia de poder ter mais espaço físico e uma maior proximidade com jardins, motivaram o casal a deixar o apartamento no litoral paulista e migrar para um lote de aproximadamente 900m2 onde nos foi encomendado o projeto de uma casa de 270m2, com bastante espaço livre no terreno, além de uma grande varanda e 4 suítes para poder receber amigos e familiares. O desafio maior lançado pelos clientes era em relação ao custo da construção, bem abaixo da média de outras casas já executadas pelo escritório.

Destacada no alto de uma colina da cidade que a nomeia no interior de São Paulo, a Casa Itatiba foi pensada de tal forma a utilizar o máximo da topografia existente, mantendo a edificação em uma cota elevada do terreno de forma a contemplar a vista aprazível do entorno.

A implantação do conjunto da casa acontece de forma oblíqua em relação à rua, fazendo ela ficar enviesada no lote. Além de garantir as vistas mais bonitas para grande parte dos cômodos, conseguimos que o projeto garantisse um maior distanciamento em relação ao futuro vizinho da vista mais importante, além de buscar que as aberturas de grande parte dos cômodos da casa estivessem orientadas para a face Norte-Sul, otimizando a insolação no inverno ao mesmo tempo que pudessem estar mais protegidas do sol mais a pino no verão.

De forma a vencer o aclive de mais de 7 metros para o fundo do terreno e a diferença de 4 metros de uma lateral a outra desde a testada do lote, optamos pela criação de uma rampa na lateral mais baixa de forma a transferir para o carro o esforço da subida, até chegar na garagem que fica na parte de trás da casa, trazendo praticidade para o dia a dia do casal de moradores. Com isso foi possível inverter o que de costume ocorre com a distribuição tradicional da maioria das casas em condomínios fechados, conferindo à parte frontal e mais ensolarada do terreno, uma relação harmoniosa para a área da piscina. Já o desnível lateral foi preservado em grande parte através de taludes ajardinados que chegam a passar por debaixo do principal volume da casa.

Neste projeto, assim como em alguns outros do escritório, optamos por não ter uma porta de entrada na casa e o acesso social acontece de forma natural através de um caminho de lascas de pedra em meio ao jardim do recuo frontal. Uma escadaria de tijolos e pisante de grama se encarrega de vencer o desnível entre a piscina e a área da varanda e churrasqueira, ponto de chegada das visitas.

No nível “térreo” encontramos o programa social e de serviços, somados à garagem, escritório e a suíte principal, todos cercados por áreas de grama e jardim. Destaque para a cozinha que se conecta internamente com as salas de estar e refeição e ao mesmo tempo se abre através de painéis de correr com a varanda e churrasqueira, permitindo que os anfitriões possam estar visualmente conectados a todo momento com os seus convidados. No andar superior, 3 suítes compactas e todas com vistas privilegiadas, completam o programa de necessidades. É possível ainda andar pela cobertura do pavimento térreo que ocupa maior área em relação ao 1. pavimento, de onde se pode observar a geografia do condomínio e das montanhas e vales mais adiante.

A racionalidade do sistema construtivo está presente no uso da estrutura metálica e na modulação do tijolo ecológico feito através de resíduos de materiais de construção, usado de forma aparente como vedação de toda a casa. Lajes painéis de concreto pré-fabricados usadas sem forro interno e os pisos internos e externos de pedra São Tomé, conferem a coerência construtiva desejada para o projeto, além de diminuírem os custos de construção.

Volumetricamente, a casa possui duas leituras bem definidas: Uma mais chapada, com destaque para o volume da piscina saliente em relação ao perfil natural do terreno e também para o volume retangular da varanda, demarcado pelas arestas de estrutura metálica vermelha e por um conjunto de brises articulados de chapa perfurada. Outra lateral, destacada pela configuração de várias “caixinhas” de tijolo desconectadas e em diferentes planos com suas janelas destacadas por abas de chapas de aço que além de emoldurar a linda paisagem, criam uma espécie de pára-sol para a radiação mais alta do sol no verão.

O projeto possui ampla iluminação e ventilação natural, proporcionando um nível de conforto adequado e redução do consumo energético. Do ponto de vista de manutenção, esperamos que ela seja mínima, tendo em vista a ausência de pintura externa na casa e a preferência por materiais resistentes e naturais.

Na fachada oeste, optou-se pela criação de um brise através do uso de chapas perfuradas e articuladas possibilitando travá-los em diferentes angulações à medida que o sol se movimenta, permitindo barrar grande parte da radiação ao mesmo tempo em que é permeável visualmente. Os brises, revestidos na cor vermelha, igualmente com a estrutura metálica e os caixilhos, conferem um contraste interessante com a cor mais opaca do tijolo ao mesmo tempo que vai de encontro com o desejo dos clientes.